TLC




O Treinamento de Liderança Cristã, ou simplesmente conhecido por sua sigla TLC, é um conceito de formação continuada inicialmente desenvolvido pela Igreja Católica Romana, mas que atualmente é desenvolvido por outras denominações cristãs. Foi fundado na década de 1960 como um retiro cristão (ou acampamento), com o intuito de formar líderes cristãos que deveriam "fazer a diferença na igreja e na sociedade". A proposta inicial do TLC era atrair o jovem para o seio da igreja e fazê-lo refletir sobre sua conduta e postura em casa, no trabalho, em seus estudos e na sociedade, julgar suas atitudes e posteriormente aceitar ou não o convite para uma mudança de vida cada vez mais voltada para os ensinamentos de Jesus Cristo. Hoje entretanto o TLC é voltado para a capacitação em liderança não somente de jovens (que ainda é o alvo maior), mas também de adultos e idosos recém chegados ao corpo da Igreja.
No TLC para participar além de ser convidado é preciso ter a idade mínima de 17 anos completos tanto para homem como para mulher. Os que participam desses retiros não revelam o que acontece enquanto estão reunidos, afirmando que "Tudo está previsto!" (a frase é usada para os que perguntam sobre futuros eventos do encontro). O Movimento TLC  está espalhado em todo o Brasil e no mundo nas mais diversas paróquias e dioceses. A padroeira deste TLC é Nossa Senhora de Guadalupe. Dia 12 de Dezembro é o dia da padroeira e dia do TLCista.

HISTÓRIA

TLC  foi criado pelo Padre Jesuíta Haroldo Rahm, SJ, que chegou ao Brasil no ano de 1964, vindo do Texas. Como diretor espiritual do Cursilho no Brasil em 1967, junto com um grupo de leigos (jovens e adultos), decide criar uma espécie de cursilho para jovens, combinando técnicas dos Exercícios Espirituais de Santo Inácio de Loyola, da Congregação de Maria, da Legião de Maria, da Ação Católica, de documentos do Concílio do Vaticano II e do movimento Search for Christian Maturity.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário